site view

a-ads

Resistores Especiais


Resistores Especiais

Este artigo trará dados sobre outros tipos de resistores os quais ainda não foram abordados aqui no blog. Já vimos sobre os resistores fixo e resistores variáveis, em Resistores e Resistores Variáveis, respectivamente.

Agora abordaremos os resistores especiais, cujas características variam conforme algum tipo de influência externa.

Os resistores especiais são empregados como sensores de muitos equipamentos, por exemplo, na iluminação automática, em equipamentos de uso médico e industrial, na compensação dos efeitos da temperatura dentro de equipamentos de todos os tipos, etc.

Em especial veremos os resistores sensíveis à luz e à temperatura, os mais comuns em equipamentos e instalações.


Em resumo neste artigo trataremos dos seguintes assuntos:

  • Funcionamento dos resistores sensíveis à luz, ou LDRs.
  • Aplicação dos LDRs.
  • Funcionamento dos resistores sensíveis à temperatura (NTCs e PTCs).
  • Aplicações dos NTCs e PTCs.

Resistores Sensíveis à Luz (LDRs)

LDR é a abreviação de Light Dependent Resistor, ou Resistor Dependente de Luz. Trata-se de um componente cuja resistência varia conforme a quantidade de luz que incide numa superfície sensível, feita de sulfeto de cádmio (CdS). Por isso, em algumas publicações técnicas, o LDR poderá ser chamado de célula de sulfeto de cádmio, ou CdS. Também é conhecido como foto-resistor.

Na imagem abaixo temos o símbolo adotado para representar esse componente dos tipos mais comuns.

Símbolo LDR
Símbolo LDR

O comportamento elétrico do LDR é mostrado pelo gráfico da imagem a seguir.

Gráfio LDR
Gráfico LDR

No escuro, este componente apresenta uma resistência muito alta, da ordem de centenas de milhares ou mesmo milhões de ohms. No claro, sob iluminação forte como a do sol, essa resistência pode cair para menos de 100 ohms.

Em outras palavras: no escuro, o LDR se comporta como um resistor de valor muito alto, não deixando passar a corrente elétrica; no claro, funciona como um resistor de valor baixo, que deixa passar bastante corrente.

A sensibilidade do LDR é muito grande, o que faz dele um componente muito apropriado para aplicações tanto amadoras como profissionais. Por exemplo, tanto os sistemas de iluminação pública quanto sistemas automáticos de uso doméstico usam o LDR como sensor.

Apesar dessa sensibilidade e versatilidade, o LDR tem uma limitação que precisa ser considerada: para certas aplicações, ele não pode ser usado em aplicações mais crísticas que envolvem, por exemplo, a detecção de variações de luz que ocorram com muita rapidez.


Resistores Sensíveis à Temperatura

Além dos componentes cuja resistência se altera conforme a luz, existem aqueles cuja resistência varia de acordo com a temperatura. São os chamados PTCs e NTCs.

PTC

PTC é a abreviação de Positive Temperature Coefficient, ou Coeficiente Positivo de Temperatura. Trata-se de um componente cuja resistência aumenta quando a temperatura aumenta (por isso a expressão “coeficiente positivo”).

Na imagem abaixo temos o símbolo adotado para representar esse componente.

Símbolo PTC e NTC
Símbolo PTC e NTC

Os PTCs podem ser usados como estabilizadores em circuitos, de modo a compensar os efeitos da temperatura. Por exemplo, quando a corrente aumenta num circuito, tendendo a aquecer demais um componente crítico, o PTC entra em ação, reduzindo a corrente e com isso compensando os efeitos da elevação da temperatura.

Encontramos os PTCs em televisores, monitores de vídeo, diversos tipos de equipamentos de uso doméstico e industrial, além de equipamentos científicos.

NTC

NTC é a abreviação de Negative Temperature Coefficient, ou Coeficiente Negativo de Temperatura. Este componente funciona “ao contrário” do PTC, pois sua resistência diminui quando a temperatura aumenta.

Na imagem abaixo temos o símbolo adotado para representá-lo.

Símbolo PTC e NTC
Símbolo PTC e NTC

Os NTCs têm basicamente as mesmas aplicações que os PTCs, atuando como sensores de temperatura de algum dispositivo de controle. Eles podem ser encontrados em equipamentos de uso doméstico ou industrial, além de equipamentos médicos e de pesquisas.

Um tipo especial de NTC é o termométrico, que possui uma capacidade térmica muito pequena, ou seja, absorve pouco calor.

Como absorve muito pouco calor, dadas as suas dimensões, este sensor afeta muito pouco a temperatura do local em que está sendo usado, o que o torna ideal para a fabricação de termômetros eletrônicos sensíveis.


Relembrando o que foi abordado neste artigo.

  • Existem resistores que podem ser usados como sensores de luz e calor.
  • Os LDRs ou foto-resistores são resistores sensíveis à luz. São usados como sensores de iluminação em muitos equipamentos de uso doméstico e industrial.
  • Os PTCs são resistores sensíveis à temperatura. Sua resistência aumenta conforme a temperatura aumenta.
  • Os NTCs são resistores cuja resistência diminui conforme a temperatura aumenta.
  • Os NTCs termométricos possuem pequena capacidade térmica.

A seguir temos algumas perguntas e respostas com temas ligados ao conteúdo deste artigo.

Qual é a diferença entre um LDR e uma fotocélula?
As fotocélulas são componentes que geram energia a partir da luz, enquanto que os LDRs são componentes que simplesmente têm sua resistência alterada pela luz. Embora tanto as fotocélulas quanto os LDRs possam ser usados como sensores de luz, eles se comportam de modos diferentes, devendo por isso ser usados em circuitos específicos.

Os LDRs são mais sensíveis que o olho humano?
Quando de diz que os LDRs são mais sensíveis que o olho humano, isso significa que eles reagem a intensidades de luz e comprimentos de onda que o olho humano na detecta. Nossos olhos, diferentemente dos LDRs, não detectam luz ou radiação infravermelha.

Como podemos testar um LDR?
Basta medir sua resistência no escuro e no claro. Para isso podem ser usados instrumentos comuns, como o multímetro.

Como são especificados os valores de NTCs e PTCs?
Os valores de NTCs e os PTCs são especificados pela resistência que apresentam a uma determinada temperatura, normalmente a temperatura ambiente de 20 °C. Esta resistência pode variar de poucos ohms a centenas de milhares de ohms.

Como podemos testar um NTC?
Da mesma forma como qualquer resistor ou mesmo o LDR: medindo sua resistência como um multímetro.








Artigos relacionados
Resistores
Resistores Variáveis
Associação de resistores






Referências: Tecset Eletrônica
Imagens: Tecset Eletrônica

Postar um comentário

0 Comentários