Fonte 1200W | Revisão da Fonte EVGA SuperNOVA 1200 P2
Aqui faremos uma análise da fonte 1200w EVGA SuperNOVA 1200 P2. Nossa análise inclui imagens e dados da fonte de 1200w e algumas de sua principais características técnicas e testes.
A fonte 1200W EVGA está entre as melhores fontes existentes para essa potência de 1200W. Possui recurso ECO para economia de energia e outras caracterísiticas que serão analisadas aqui.
O recurso ECO, que é um sistema de ventilador com controle térmico inteligente, permite o não ligamento da ventoinha em operações com cargas baixas ou médias e assim a ventoinha é ligada somente quando atinge a temperatura programada. Dessa forma há economia de energia e redução de ruído proveniente da fonte.
A empresa fabricante faz questão de enfatizar a confiabilidade no produto fornecendo uma garantia de 10 anos.
Essa fonte 1200w possui construção com capacitores eletrolíticos da marca Nippon Chemi-Con, uma empresa japonesa fabricante de componentes eletrônicos. Esse fabricante produz um dos melhores capacitores do mundo. Os demais componentes também são todos de alta qualidade. Voltaremos a análise dessa fonte mais a frente com especificação técnica e dados de seus componentes interno.
Fonte 1200W
Geralmente em casos comuns de uso do computador, não faz necessário o uso de uma fonte com essa potência de 1200w. Casos comuns que citamos pode ser compreendido como o uso do PC para acesso a internet, uso de editores de texto, envio de e-mail. Nesses casos não há exigência de uso de uma fonte de 1200w, sendo no entanto o uso de uma fonte de baixa potência como de 300W ou 500W o suficiente.
Para saber qual a potência da fonte que será necessário para cada caso é preciso que seja feito cálculo da potência dissipada por cada componente presente ou que serão usados no computador. Veremos isso mais adiante.
A fonte 1200W pode ser usada em casos em que não seja necessário essa potência. Como no exemplo acima, de uso da fonte de 1200W em um computador que exija apenas 300W ou 500W. Em alguns locais na internet é comum encontrar informações de que o uso de uma fonte de maior potência em um PC que exija um potência muito menor prejudica o desempenho do computador. Essa informação não procede. A fonte terá sua limitação de entrega de energia especificada pelo fabricante, seja ela 1200W, 300W, 500W, etc. No entanto, a exigência de uso ficará a cargo do computador. Se esse exigir 300W da fonte, somente essa quantidade de energia será fornecida pela fonte. Não haverá aquecimento demasiado da fonte nem perda de desempenho ou qualquer tipo de dano ao computador. O aquecimento maior da fonte está relacionada à sua eficiência. Esse aquecimento sim, pode acabar prejudicando o desempenho do computador ou em alguns casos até vindo a danificar peças do PC.
Um ponto importante no uso de fonte é com relação a sua eficiência. A eficiência da fonte é o quanto ela realmente consegue entregar de energia ao computador, visto que uma parte dessa energia é perdida em forma de calor nos componentes da fonte.
O ideal seria que as fontes entregasse 100% da energia que é captada da rede elétrica, no entanto isso não ocorre por conta da resistência dos componentes eletrônicos presentes na fonte. Geralmente os fabricantes buscam desenvolver fontes com o máximo de eficiência possível. Pensando um pouco, o ideal para eficiência de 100% não é possível pois não existe nenhum condutor elétrico que não ofereça resistência à passagem da corrente elétrica, e dessa forma sempre há perda de energia em forma de calor, por menor que seja, na fonte fazendo com que a mesma não entregue toda energia captada da rede elétrica.
A certificação 80 Plus é um selo de qualidade que atesta fontes de alimentação com eficiência a partir de 80%. As fontes com essa certificação passaram por rigorosos testes para verificar a sua eficiência, tendo em vista que essa eficiência pode sofrer alteração a depender da temperatura ambiente do local onde a fonte está instalada.
Cálculo de Potência
Em casos em que precisamos adicionar novas peças ao computador, é sempre necessário verificar se a fonte atende aos requisitos de potência que será exigido. As placas de vídeo são peças que consomem maior quantidade de energia, e sempre que for adicionada uma nova placa ou mesmo a substituição da já existente, deve ser verificada a potência consumida pela nova placa e fazer o cálculo para ver se a fonte instalada no PC atende a esse quesito.
Antigamente as placas de vídeo eram instaladas diretamente na placa mãe e alimentadas com energia desta. Com o passar do tempo, veio a evolução dos hardware de vídeo e assim as placas de vídeo passaram a ser alimentadas direto da fonte de alimentação.
Os casos em que o vídeo é direto na placa-mãe o mesmo é dito como vídeo onboard. Já no outro caso citado, das placas de vídeo atuais alimentadas direto da fonte são ditos como vídeo offboard.
O cálculo propriamente dito pode ser feito em um aplicativo que oferece esse serviço no site newegg.
É preciso ter a lista de todas as peças do computador e a informação da potência de cada peça para um cálculo manual. Esse dado pode ser conseguido no site do fabricante de cada peça. Tendo a informação da potência consumida da peça procede-se a soma de consumo de todas as peças. Como nem sempre a informação de consumo de cada peça está presente na peça ou muitas das vezes nem no site do fabricante, dificultaria em tese o cálculo da potência, mas ainda assim é possível chegar ao valor de consumo da peça tendo outras informações do componente (peça). Tendo a informação de tensão e corrente desse componente precisamos multiplicar a tensão pela corrente. Assim teremos a potência desse componente e poderemos fazer o cálculo de consumo de todo o computador.
No cálculo final sempre é indicado deixar um acréscimo de 25% a mais no valor da fonte daquele resultado total de consumo do PC. Esse valor é uma especificação média, pois deixar no limite de consumo poderá ter problemas com a fonte. Por exemplo: Se o resultado total de consumo for de 600W seria bom ter uma fonte de 750W.
Fonte EVGA
Voltando ao nosso caso da fonte EVGA SuperNOVA 1200 P2, essa é uma fonte criada com o parceiro OEM Super Flower. Essa fonte é totalmente modular, possui certificação 80 Plus Platinum e possui um sistema de ventoinha com controle térmico inteligente – ECO.
Compre aqui a fonte EVGA
Principais Características da Fonte EVGA SuperNOVA 1200 P2
- Garantia de 10 anos
- Capacitores de marca japonesa de excelente qualidade
- Totalmente modular, que ajuda a melhorar o fluxo de ar e mantém os cabos organizados
- Certificação 80 Plus Platinum, com eficiência de 92% (115V) e 94% (220V)
- Sistema de ventilador com controle térmico inteligente ECO
- Energia estável com ondulação e ruído elétrico muito baixos
- Fornece até 99.9A / 1198.8W no barramento de +12v
- Proteções completas: OCP, OVP, UVP, OPP, SCP
- Fornece até 1200W a 50° C
- Uma fan ultra-silcenciosa com 2 rolamentos de esferas de 140 mm
- Pronta para SLI / Crossfire
- Correção de fator de energia ativo com o valor de PF 0.99
- Regulagem de tensão apertada [2%]
- Projetado com conversor DC para DC
- Conformidade com ErP Lot 6
A fonte é colocada em uma caixa preta de papelão bem sofisticada. Na caixa é apresentada várias informações em vários idiomas.
Todos os acessórios são armazenados em um recipiente de um lado separado da caixa da fonte de alimentação. Ainda acompanha dois acessórios de espuma para uma melhor acomodação da fonte no interior da caixa, contribuindo assim para uma melhor preservação da fonte evitando riscos e outros danos.
No interior da embalagem ainda é possível encontrar duas bolsas de feltro; uma para cabos e outra para a própria fonte de alimentação.
Acompanha ainda 4 parafusos para fixação da fonte no gabinete do PC e um adaptador testador da fonte. Com esse acessório torna-se possível o teste da fonte sem carga e assim sem necessidade de estar a fonte conectada a um computador.
Ainda sobre a caixa a mesma possui uma alça que ajuda em seu transporte.
Abaixo temos uma lista de todos os cabos que acompanha a fonte:
- 1 x Cabo 24-pin ATX
- 2 x Cabos 8(4+4)-Pin EPS / ATX 12v CPU
- 4 x Cabos 8(6+2)-Pin PCI-E VGA
- 2 x Cabos 6-Pin + 8(6+2)-Pin PCI-E VGA
- 4 x Cabos 3 SATA
- 1 x Cabo 3 Molex
- 1 x Cabo 2 Molex + 1 Cabo Floppy
Abaixo temos uma tabela com as especificações da fonte EVGA SuperNOVA 1200 P2
EVGA | SuperNOVA 1200W PLATINUM | +50°C ambiente à pleno funcionamento | |||
---|---|---|---|---|---|
Entrada AC | AC 100-240V 15A, 60 / 50 Hz | ||||
Saída DC | +5V | +3.3V | +12V | -12V | +5Vsb |
Saída Máxima, A | 20A | 20A | 99.9A | 0.5A | 2.5A |
Combinado, W | 100W | 1198.8W | 6.0W | 12.5W | |
Potência de Saída, Pcont | 1200W @ +50°C |
A fonte fornece uma energia estável com excelente desempenho energético, tendo uma tensão estável e uma excelente potência. Isso pode ajudar com um alto overclock (opcional) e fornece uma energia estável para todos os componentes e peças do PC. Sua eficiência fica em 92% para 115VAC e 94% para 220VA ~ 240VAC e possui certificação 80 PLUS PLATINUM.
Produto com a melhor proteção incluindo OVP - Over Voltage Protection (Proteção contra sobretensão), UVP - Under Voltage Protection (Proteção contra subtensão), OCP - Over Current Protection (Proteção contra sobrecorrente), OPP – Over Power Protection (Proteção Contra Sobrecarga de Energia), SCP – Short-Circuit Protection (Proteção Contra Curto-Circuito).
Produto construído com capacitores japoneses rotulados à 105 graus Celsius e semicondutores de marcas de altíssima qualidade. A ventoinha ultra silenciosa de 140mm com fan de rolamento duplo proporcionam refrigeração adequada praticamente sem ruídos quando não for necessária e refrigeração ideal para operações pesadas.
Design totalmente modular o qual ajuda a manter a organização dos cabos, melhora a temperatura ambiente com um melhor fluxo de ar e em geral proporciona uma aparência organizada para qualquer sistema. Ainda em relação de ser uma fonte modular permite ao usuário que desligue o cabo do lado da fonte de alimentação, caso não seja necessário para a configuração específica.
O chassi da fonte possui pintura áspera ao toque (pintura mate) e como tal não atrai impressões digitais facilmente. Existem dois adesivos, um em cada lado do chassi detalhando as especificações da fonte.
Essa fonte possui as seguintes medidas: 200mm (C) x 150mm (L) x 85mm (A).
A ventoinha é protegido por uma grade espessa que é construída no próprio chassi e possui gravado no chassi o nome da marca EVGA. Sua ventoinha como já citado é de 140mm modelo número RL4Z-B1402512EH com características avaliadas em 12V e 0.6A, com velocidade máxima de 2000 rpm e fluxo de ar de 153.47cfm. Sua classificação oficial máxima de ruído é de 39.5dBa.
Será mostrado mais a frente uma tabela de testes de ruído realizado para essa fonte de alimentação.
Em uma das extremidades da fonte possui furos no chassi para uma melhor ventilação. Nessa mesma extremidade há um interruptor de liga / desliga geral da fonte e um interruptor liga / desliga ECO. Na outra extremidade tem o painel de conexão modular que possui três fileiras sendo a primeira fileira com conexões do cabo de alimentação da placa-mãe 24 pinos ATX, VGA1 e VGA6. A segunda fileira possui as conexões para os cabos SATA4, SATA1, PERIF1, CPU1, VGA2 e VGA5. Já a terceira fileira as conexões são para os cabos SATA3, SATA2, PERIF2, CPU2, VGA3 e VGA4.
Compre aqui essa fonte 1200W.
Observando a placa de circuito impresso dessa fonte foi constatado que a construção do circuito está usando em seu primário uma topologia de ponte completa com um conversor LLC para ajudar a melhorar a eficiência. Já o lado secundário incorpora um projeto síncrono para retificação do trilho de +12v com dois conversores DC-DC. O estágio primário usa um par de capacitores de 560uF – 400V cada, totalizando uma capacitância de 1120uF.
Para a realização dos testes dessa fonte foi configurado uma bancada de testes que pode fornecer uma carga CC de até 2000W. A temperatura ambiente nos testes foi de 35° C.
Foram utilizados os seguintes equipamentos:
- Testador de fontes SunMoon SM-268
- Carga eletrônica DC programável CSI3710A (saídas de +3.3v e +5v)
- Carga eletrônica DC programável CSI3711A (+12v1, +12v2, +12v3 e +12v4)
- Analisador de energia Extech
- Multímetro digital Extech MultiMaster MM570
- Medidor de nível de som digital SkyTronic DSL 2 (6-130dBa)
- Osciloscópio digital (20M S/s com ADC de 12 bits)
- Autotransformador variável 1.4 KVA
Abaixo temos a tabela com os resultados realizados de teste com regulagem de carga.
Regulagem de Carga Saída DC | ||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Combinado | +3.3v | +5v | +12v | +5vsb | -12v | |||||
Carga DC | A | V | A | V | A | V | A | V | A | V |
100W | 1.55 | 3.32 | 1.75 | 5.03 | 6.65 | 12.18 | 0.50 | 5.02 | 0.20 | -12.07 |
200W | 3.13 | 3.32 | 3.50 | 5.03 | 13.50 | 12.16 | 1.00 | 5.01 | 0.20 | -12.07 |
400W | 6.40 | 3.32 | 7.05 | 5.03 | 27.50 | 12.14 | 1.50 | 5.01 | 0.30 | -12.07 |
600W | 9.80 | 3.31 | 10.77 | 5.03 | 41.70 | 12.11 | 2.00 | 5.01 | 0.30 | -12.07 |
800W | 13.25 | 3.31 | 14.55 | 5.02 | 56.40 | 12.08 | 2.50 | 5.00 | 0.50 | -12.08 |
1000W | 16.55 | 3.31 | 15.75 | 5.01 | 71.40 | 12.05 | 3.00 | 5.00 | 0.60 | -12.08 |
1200W | 22.01 | 3.30 | 22.01 | 5.00 | 85.00 | 12.03 | 3.60 | 5.00 | 0.80 | -12.08 |
Foi conseguido obter mais 133W adicionais ao valor de 1200W da fonte até que o circuito de proteção entrasse em ativação.
Abaixo a tabela de especificação de tolerância de ondulaçao em cada saída definida pela ATX12V Ver 2.2
ATX 12V VER 2.2 Ondulação / Ripple | |
---|---|
Saída | Ondulação (mV) |
+3.3v | 50 |
+5v | 50 |
+12v1 | 120 |
+12v2 | 120 |
-12v | 120 |
+5vsb | 50 |
Abaixo temos o resultado dos testes de ondulação / ripple nas saídas DC da fonte. Os testes foram realizados no osciloscópio. Esse resultado serviu para ver o quanto a ondulação estava em conformidade com o padrão ATX.
Ondulação (mV) | ||||
---|---|---|---|---|
Carga DC | +3.3v | +5v | +12v | +5vsb |
100W | 10 | 5 | 5 | 5 |
200W | 10 | 5 | 5 | 5 |
400W | 10 | 5 | 10 | 5 |
600W | 10 | 5 | 10 | 5 |
800W | 10 | 5 | 10 | 10 |
1000W | 15 | 5 | 15 | 10 |
1200W | 15 | 10 | 15 | 10 |
Resultado final de ondulação muito bons para essa fonte.
Logo abaixo vemos a tabela com os resultados obtidos para o teste de eficiência.
Eficiência (%) | |
---|---|
100W | 85.7 |
200W | 88.8 |
400W | 92.9 |
600W | 94.4 |
800W | 93.7 |
1000W | 92.8 |
1200W | 92.4 |
Os resultados de eficiência são excelentes chegando a 94.4% a 600W. Essa eficiência cai para 92.4% em plena carga de 1200W.
Um outro teste realizado nessa fonte foi o ruído produzido pela mesma. Esse teste foi realizado em uma sala apropriada (laboratório) com eliminação de quaisquer ruídos de poluição sonora secundária para uma melhor concentração nos componentes os quais os testes estão sendo realizados. Dessa forma mantem-se uma aproximação com os testes com padrões da indústria como o DIN 45635. Nos testes, o medidor de nível de som é colocado a uma distância de 1 metro do equipamento a ser testado. Não existe nenhum ventilador (da sala) em funcionamento garantindo assim que apenas o ruído do equipamento possa ser capturado.
Como a classificação de ruído pode ser um pouco confuso, apresentamos logo abaixo dados base de um guia de ruído usado.
10dBA – Respiração normal / Folhas farfalhantes
20-25dBA – Sussurro
30dBA – Ventilador de PC de alta qualidade
40dBA – Um riacho borbulhante ou uma geladeira
50dBA – Conversa normal
60dBA – Risos
70dBA – Aspirador de pó ou secador de cabelo
80dBA – Tráfego urbano ou descarte de lixo
90dBA – Motocicleta ou cortador de grama
100dBA – MP3 Player na saída máxima
110dBA- Orquestra
120dBA – Concerto de rock na primeira fila / motor a jato
140dBA – Decolagem a jato militar / tiro (próximo alcance)
160dBA – Perfuração instatânea do tímpanoM
Os resultados dos testes de ruído são os apresentados na tabela abaixo.
Ruído (dBA) | |
---|---|
100W | 28.0 |
200W | 28.0 |
400W | 30.8 |
600W | 31.9 |
800W | 32.7 |
1000W | 33.8 |
1200W | 35.5 |
Já o teste de temperatura mostrou que a mesma é bem controlada. O botão ECO no modo on ativa o sistema para que a ventoinha gire apenas quando necessário e assim somente a partir de 800W de carga a ventoinha foi acionada. Abaixo temos a tabela de temperatura registrada para cada carga especificada. Foi registrado a temperatura de entrada de ar e saída.
Temperatura (°C) | ||
---|---|---|
Carga | Ingestão | Escape |
100W | 35 | 38 |
200W | 35 | 41 |
400W | 37 | 44 |
650W | 43 | 50 |
800W | 45 | 52 |
1000W | 47 | 58 |
1200W | 50 | 62 |
Com carga maior que o valor nominal dessa fonte, com mais 133W, foi registrado um nível de eficiência de 91.6%.
Como citado, essa fonte está entre as melhores fontes de 1200W. Essa conclusão dá-se a partir de dados técnicos com testes e também sua embalagem, visto que em nenhuma parte percebe-se algum corte de material para economizar custos. O design é excepcional.
A parceria da marca EVGA e Super Flower saiu muito bem com o resultado dessa fonte. O design é impecável e o desempenho em todas as áreas é muito bom.
O resultado dos testes com regulagem de carga é excelente, a ondulação possui valores bem baixos, portanto, muito bons e a qualidade dos cabos também excelente.
Você pode adquirir a fonte EVGA SuperNOVA 1200W no link a seguir: Fonte 1200W .
Uma ótima fonte para placas de vídeo SLI ou Crossfire.
Adquira aqui sua fonte EVGA de 1200W.
Texto: Tecset Eletrônica
Referências: Tecset Eletrônica, EVGA, kitguru
0 Comentários