site view

a-ads

Placa de Vídeo | O que é e como funciona

 

Veja aqui o que é e como funciona uma placa de vídeo.


Imagem 1 (Placa de Vídeo)


Começando pelo básico a placa de vídeo é um componente de hardware que é responsável pela formação da imagem na tela do computador.

A imagem na tela do computador é formada por pixels. Os pixels são pontos luminosos, ou seja, o menor ponto que forma uma imagem digital.

Na configuração mais comum de resolução a tela apresenta mais de um milhão de pixels. O computador deve decidir o que fazer com cada ponto (pixel) para criar a imagem. Para que a imagem possa ser exibida na tela é preciso um conversor, algo que possa transformar os dados binários da CPU em uma imagem para que seja possível a visualização. Esse é o papel da placa de vídeo. Converte os dados binários em imagem, em outras palavras, decide o que fazer com cada pixel para criação da imagem.

O processador trabalhando com aplicações de software envia informações à placa de vídeo sobre a imagem que quer desenvolver que então define como utilizar os pixels na tela do computador para criar a imagem. Depois disso essa informação é enviada ao monitor por meio de um cabo tornando a informação compreensível aos olhos humanos.

Criar uma imagem de dados binários é um processo que exige muito do computador. Vemos aqui um exemplo: Para criar uma imagem 3D, a placa gráfica primeiro cria o contorno da imagem em linhas retas e depois preenche os pixels restantes adicionando iluminação, textura e cor. Para jogos mais rápidos o computador precisa passar por esse processo cerca de 60 vezes por segundo. Sem uma placa de vídeo para realizar os cálculos necessários o trabalho seria bastante pesado para o computador, o que poderia ocasionar travamentos. Por esse motivo dependendo do uso do computador faz necessário o uso de uma placa de vídeo externa. Sendo o uso do computador apenas para tarefas simples como por exemplo acessar internet e trabalhar com arquivos Word, Excel e outros aplicativos como esses a placa de vídeo onboard, ou seja, a placa de vídeo integrada ao computador é o suficiente. Caso o uso seja para aplicações mais pesadas e jogos será preciso uma placa de vídeo externa que normalmente é conectada ao slot PCI-e do computador.

Todo o trabalho da placa de vídeo é realizada utilizando quatro itens:

·         A conexão da placa mãe para dados e energia;

·         Também usa o processador para a placa de vídeo então decidir o que fazer com cada pixel;

·         A memória para manter os dados de cada pixel e para armazenar temporariamente as imagens concluídas;

·         E o uso da tela para visualizar o resultado final.

Igualmente a placa mãe, a placa de vídeo é uma placa de circuito impresso que contém processador e memória RAM próprios. A placa de vídeo também possui bios, in/output. Na placa de vídeo o processador é chamando de GPU - Graphics Processing Unit (Unidade de Processamento Gráfico). Algumas placas de vídeo possui até mesmo uma quantidade maior de transistores do que alguns CPU.

Como o calor gerado por uma GPU na placa de vídeo é bem alto, geralmente as placas de vídeos são encontradas com 1 ou mais ventoinhas para uma melhor refrigeração.

 

Tem interesse na compra de uma placa de vídeo? Acesse o link a seguir com vários modelos disponíveis.

Placa de Vídeo



---------------------------------------------------------------------------------


Texto, imagem e diagrama: Tecset Eletrônica

Referências: Tecset Eletrônica, Avell


Postar um comentário

0 Comentários